sábado, 3 de janeiro de 2009

Bebês com Refluxo Gastroesofágico


É bastante frequente a doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) em bebês, e algumas vezes isto pode se estender pela primeira infância.
O Refluxo se dá quando o alimento retorna do estômago para o esôfago (tubo muscular que conecta a garganta / boca ao estômago para passagem do alimento), nem sempre chegando a ser visível, isso porque nem sempre há vômito.
O Refluxo gera dor e desconforto pois o alimento que retorna do estômago está acrescido do ácido gástrico e o tecido do esôfago que recebe este alimento não está preparada para o contato com o ácido, queimando e causando dor.
A persistência do refluxo pode levar o bebê a associar a alimentação à dor levando à recusa alimentar.

Se você notou que seu bebê regurgita com frequência ou que dá sinais de dor ou desconforto durante e após se alimentar, ou ainda, que ele está se recusando a comer / mamar, procure o pediatra relatando estes sintomas e pergunte sobre a possibilidade do seu bebê apresentar refluxo.

Além disso, tente seguir estas orientações:
- diminua o volume de alimento oferecido por refeição (mesmo no seio) e aumente o número de ofertas por dia;
- após a alimentaçao não deite seu bebê, mesmo depois de arrotar, deixando-o à pelo menos 45o. de inclinação ou sentado por no mínimo 30 minutos;
- após este intervalo, se for deitá-lo, coloque-o sobre o lado direito (existem almofadas que ajudam a manter o bebê nesta posição em lojas especializadas). Isto ajuda a facilitar o esvaziamento do estômago e diminuir o risco de refluxo;
- se possível, inclinar a cama ou colocar uma almofada para manter o tronco do bebê com a inclinação de 45o.

A chamada sucção não nutritiva (chupetas ou o dedo da mãe) também ajuda a aliviar a dor e queimação causadas pelo refluxo.

Mas não esqueça: CONSULTE O PEDIATRA PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, a minha bebe tem refluxo... gostaria de saber como poderia fazer ela chupar chupeta...se puder me mande um e-mail cgumz@hotmail.com estou precisando de algumas dicas... desde já obrigada...

Cynthia Jacques disse...

Olá.
Fiquei sem saber seu nome, mas vamos lá!
O diagnóstico de refluxo foi feito pelo médico pediatra que acompanha sua bebê? Isso é muito importante!
Apesar de algumas linhas mais radicais, inclusive a do ministério da saúde, ser contra uso de chupetas em qualquer situação, estudos internacionais mostram que ela pode ser uma aliada valiosa em algumas situações, inclusive na diminuição do refluxo e da sua sintomatologia, aliviando a dor.

É importante que você procure chupetas ortodônticas (o bico é achatado, não de "bolinha" feito uma cereja), preferencialmente de silicone (não látex) pois estas deformam menos e de tamanho adequado à idade da sua filha. Normalmente as chupetas vem com a idade recomendada na embalagem (recém-nascido, 0 a 3 meses, 3 a 6 meses, 6 meses u +).
Como bebês podem ter tamanhos diferentes na mesma faixa etária, algumas vezes vale usar uma de idade anterior, ou seja, se seu bebê for pequeno, ela talvez se adapte melhor a uma chupeta menor, pois se ela for grande (longa) para o tamanho da boca da sua bebê ela poderá gerar desconforto provocando reflexo de GAG (ânsia de vômito).
Pode ser interessante, além das orientações do pediatra, procurar uma fonoaudióloga para orientá-lo.
Se a neném estiver rejeitando a chupeta inicialmente, molhe o bico com um pouco do leite materno para que ela associe o sabor à sucção.
Procure chupetas de boas marcas, pois estas investem em pesquisas e seguem altos padrões de qualidade internacional: MAM, NUK e LILLO são marcas de confiança neste sentido.

Para constar, o uso da chupeta deve ser restrito aos horários pós mamadas ou para dormir, não o dia todo. Sua função no caso dos Refluxos Gastro-Esofágicos é estimular o trânsito gastro-intestinal do alimento e evitar movimentos inadequados do esôfago evitando ou diminuindo o refluxo de alimento.

Espero ter dado uma ajuda inicial, mas lembre-se de sempre procurar orientação do seu médico de confiança!

Atenciosamente,

Cynthia Jacques