segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Quando a criança deve fazer fono?


É muito comum a dúvida sobre qual a idade "certa" para iniciar o tratamento fonoaudiológico, em especial com relação aos atrasos de linguagem e às dislalias - trocas dos sons da fala.
Também é comum ouvir alguns profissionais como pediatras, dentistas e até alguns fonoaudiólogos indicarem a terapia depois dos 4 ou 5 anos de idade.
Porém está é a faixa de idade onde todos os sons da fala (língua materna) já devem estar instalados e automatizados e o vocabulário já deve ser bastante desenvolvido (conta de 4 a 10 objetos, larga expansão gramatical, se interessa pelo significado das palavras, e desenvolve a habilidade e capacidade do uso dos elementos de linguagem).
Assim, se esperarmos para avaliar e tratar as alterações do desenvolvimento da fala e linguagem só quando estas já deveriam estar totalmente formada, poderemos expor a criança à maiores dificuldades e prolongar estas dificuldades que poderiam ser sanadas precocemente. Também é possível que se aguardarmos todo este tempo, outras alterações e dificuldades podem se instalar, como por exemplo a dificuldade para aprendizagem da leitura e da escrita.
Não quer dizer que eventualmente estas dificuldades realmente "desapareçam" até os 5 anos sem o atendimento fonoaudiológico, mas eu acredito que, nestes casos, não devemos esperar para ver!

Na dúvida, procure a orientação de um fonoaudiólogo.
Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Cynthia tudo bom???? Foi um grande prazer te encontrar aqui....estou começando meu blog e ainda estou levando uma surra para aprender a "mexer"...sou Danielle fizemos a pós de motricidade oral juntas...nao sei se vai lembrar mais de todo jeito é muito bom reencontrarmos as pessoas!!!
bjos
dany