quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Estimular é preciso



Estive em São Paulo no final das férias das crianças e no fim de tarde de sábado resolvemos "matar o tempo" num museu, programa que adoro. Fomos ao MIS, mas o acervo permanente estava fechado para reforma, então fomos ao MuBE - Museu Brasileiro de Esculturas, que é ao lado, no mesmo portão de estacionamento.

Além do jardim agradável com algumas obras bem legais, estava tendo a exposição do Brecheret - muito bonita por sinal. Foi incrível acompanhar a curiosidade do meu enteado de 6 anos, perguntando sobre os materiais utilizados, comparando as obras e querendo saber o que as placas contavam da vida do artista.

Isso tudo é para mostrar que criança pode sim gostar de ir à Museus, basta você saber do que ela gosta e achar o foco de interesse, no caso do Mateus foram os materiais utilizados e como eles podem ser diferentes dependendo da maneira como é tratado.

Minha filha foi à exposição do Monet com 2 anos e meio e falou dele durante 1 ano inteiro!
Além do interesse pela cultura, estas visitas e passeios possibilitam análise crítica, desenvolvimento do vocabulário, estimulam a criatividade e tornam as crianças mais abertas à novas experiências.

Não duvide da capacidade das crianças de aproveitarem passeio diferentes!
Um abraço,

Cynthia Jacques

Nenhum comentário: