terça-feira, 20 de outubro de 2009

Psicomotricidade


Sim, este nome está na moda!
Vários espaços novos, pelo menos no Rio, estão sendo criados com objetivo de estimular as crianças, desde muito cedo.
A psicomotricidade diz respeito ao desenvolvimento motor e sua relação com as experiências corporais individuais, com o meio e com o outro, permitindo o aprendizado nas áreas cognitiva, emocional, motora, social, ambiental...
Todas essas experiências vão influenciar no desenvolvimento global da criança para toda a vida, desde os movimentos e coordenação motora amplos, até os movimentos mais finos e sutis como a própria escrita, sua maneira de relacionar-se com os outros e com o meio.
Assim, é muito importante permitir à criança experiências táteis, sensoriais, cinestésicas (movimento), permitindo que ela usufrua de espaços amplos, diferentes texturas (brincar na areia, na terra, contato com a água em diferentes temperaturas e movimentos - só na banheirinha não serve, entrr em contato com outras crianças e adultos, sentir diferentes aromas).
Pode parecer simples e óbvio, mas não é!
Cada pequena brincadeira, gesto e contato é um passo no desenvolvimento, inclusive da linguagem, e quanto maior o número de experiências, maior o número de informações e maior o leque de possibilidades essa criança terá.

Então: movimente-se!!
Abraços

6 comentários:

Pedro Concy disse...

Olá,como vai?
Eu sou o Pedro Concy. Estou organizando uma empresa que desenvolve atividades divertidas e inovadoras a fim de estimular hábito de leitura entre as crianças.
Achei que você pudesse se interessar por algum de nossos métodos, e , com sua experiência, poderia contribuir com novas ideias para atrairmos os baixinhos ao fantástico mundo da leitura.
Nosso projeto pode ser visto em http://www.estantemagica.com.br .
Fique à vontade para comentar, criticar, sugerir e questionar.
Abraços,
Pedro Concy

Cynthia Jacques disse...

Olá Pedro.
Fico muito feliz que tenha gostado do meu blog. Vou ver com calma o seu projeto (confesso que ando um pouco atribulada) e manterei contato.
Um abraço,
Cynthia

Projeto Idéia Legal disse...

Olá, adorei o seu cantinho! Conheça o meu também!

Cynthia Jacques disse...

Obrigada pelo carinho!
O seu blog também tem uma proposta ótima!
Um abraço,

Cynthia Jacques

El disse...

Adoreii tudo que vi por aqui! Farei mais visitas!

Abçs

Cynthia Jacques disse...

Puxa, obrigada!
Devo confessar que ando um tanto distante do blog por conta do site e da revista Kids in Rio, os quais dirijo, mas vou tentar atualizar um pouco as informações por aqui!

Um abraço,

Cynthia