segunda-feira, 13 de abril de 2009

Psicomotricidade e escrita


A Psicomotricidade é a área que trabalha a relação cognição - movimento - afeto. Nós, seres humanos, aprendemos através da nossa relação com o meio, através dos sentidos e, especialmente, pelo movimento.
A estimulação motora do bebê e da criança, sempre respeitando as etapas do desenvolvimento, pode ser determinante no sucesso ou fracasso no grafismo de uma criança.
Não que todas as crianças tenham o mesmo talento para pintura, desenho, caligrafia ou escultura, mas para a escrita, é necessário uma habilidade mínima da motricidade fina (movimentos sutis e precisos, envolvendo grupos musculares específicos).

Assim, estimule seu bebê a rolar no berço, a segurar os objetos, no período correto, a comer sozinho (mesmo que isso represente trabalho dobrado de limpeza depois), a utilizar as duas mãos para as diversas atividades diárias, mesmo que uma das mãos como auxiliar.

Tarefas e brincadeiras simples podem ajudar muito. Vale lembrar que a motricidade fina se apóia no bom controle motor amplo (equilíbrio e marcha). Então, primeiro estimule a criança com movimentos amplos e de equilíbrio: levantar a cabeça, sentar-se, andar, pular tirando os dois pés do chão, depois batendo os pés no bumbum, pular num pé só, brincar de bambolê, jogar bola com os pés e com as mãos.
Depois, estimule as atividades de motricidade fina com atividades como: segurar objetos, dar tchauzinho e fazer "jóia"com o polegar, chocalho, tambor, massinha, picar jornal com as mãos para preparar massa de papel machê, fazer bolinhas de papel amassando-o cada vez com uma das mãos, jogos de encaixe, recorte com tesoura para os maiores.

Uma criança ativa e bem estimulada tende a ter menos dificuldades escolares. Mas, mesmo assim, pode acontecer algum contratempo, portanto não se culpe por isso, e procure ajuda profissional se isso acontecer.

Nenhum comentário: