terça-feira, 18 de novembro de 2008

Aquisição dos sons da fala


Existem algumas etapas pelas quais as crianças passam para desenvolver suas funções orais (sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala). Para que as funções se desenvolvam de maneira satisfatória é preciso que se respeite e estimule as etapas de desenvolvimento e evite maus hábitos orais.


Com relação aos sons (fonemas), podemos considerar os parâmetros abaixo para estarmos atentos a eventuais alterações ou dificuldades.


Fonema (som) Aquisição Fixação
/p/ /b/ /m/ /n/ 1a 6m 3a 6m
/k/ /g/ /d/ /t/ 2a 3a 6m
/l`/ ň/ /f/ 2a 3a 6m
/r/ /R/ /l/ /s/ /ŝ/ 3a 4a
/z/ /v/ /ž/ 3a 6m 4a
/ſ/ 3a 6m 4a 6m

Legenda:
l` = representação para o som do /lh/. Exemplo: palhaço
ň = representação para o som do /nh/. Exemplo: ninho
r = som do R inicial ou 2 R. Exemplos: rua, cachorro
R = som do R aspirado (final). Exemplo: flor
ŝ = representação para o som de /x/ ou /ch/. Exemplo: chuva
ž = representação do som do /j/ ou /g/ com /e/ e /i/. Exemplo: gelo
ſ = representação do R fraco. Exemplos: para, prato

Mais uma vez, é importante lembrar que estes são parâmetros para base de estudo, mas que existem variações de criança para criança.
Na dúvida, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

Abraços!

Um comentário:

Cynthia Jacques disse...

Recebi a seguinte pergunta de um pai: "minha filha tem 1a4m e ainda não fala nada, só aponta para os objetos. Ela emite sons, grita, chora, mas não fala. Como posso saber quando isso deixa de ser de certa forma preguiça e passa a ser uma coisa fora do normal para procurar a ajuda de um especialista na área?"
E segue minha resposta:
A princípio, pelo que você está contando, parece que sua filha não fala ainda pois quando ela aponta ela recebe o que quer, e muito provavelmente mesmo sem pedir (apontando) ela tem tudo na mão sem precisar usar da fala.
Sugiro experimentar não entregar direto para ela o que ela estiver apontando. Fale o nome do objeto que ela está pedindo, repita algumas vezes, pegue o objeto, mostre-o perguntando se é isso que ela quer, tente que ela faça algum som na tentativa de ter o objeto, mesmo que o som não seja muito parecido com o nome do objeto. Só depois da emissão do som você deve entregar à ela o objeto, mas cuidado para não estressá-la demais, se notar que ela ficou muito irritada, repita o nome do objeto enquanto entrega à ela.

Com um ano a criança já deve falar algumas palavras soltas, com um vocabulário de aproximadamente 4 palavras (papai, mamãe, água, avó, por exemplo). É claro que cada criança tem seu tempo e depende do tipo de estímulo que ela recebe. Se ficar na dúvida, acho que pode ser bom procurar um fonoaudiólogo para avaliar a criança, tirar suas dúvidas e orientar como estimular. Além disso, é muito importante fazer avaliação da audição para ver se realmente não há nenhum impedimento ou dificuldade de audição que atrapalhe o desenvolvimento da fala.

Enfim, procure sempre o pediatra da criança e um fonoaudiólogo para tirar suas dúvidas!
Atenciosamente,
Cynthia Jacques