terça-feira, 25 de novembro de 2008

Prevenção



A velha frase "prevenir é melhor que remediar", nunca sai de moda, na minha opinião.
Quando se trata de criança então, vale em dobro. Isso porque, assim como a recuperação da saúde na criança é rápida, os danos também são rápidos devido ao desenvolvimento em ritmo acelerado e intenso do organismo infantil.

Sob o aspecto fonoaudiológico, apesar da aquisição dos sons fala se concluir aos 4 anos e meio, podem haver alterações antes dessa idade que não sejam consideradas normais no desenvolvimento, assim como hábitos orais (chupar dedo, mamadeira e chupeta), com alterações de funções como a respiração e mastigação.

É muito comum médicos e dentistas sugerirem esperar até os 4 ou 5 anos de idade para uma avaliação fonoaudiológica, mesmo a criança estando com os dentes mal posicionados, céu da boca profundo, respirando pela boca, falando com a língua projetada (como o presidente Lula), ou trocando letras na fala. Porém isso pode ser um erro que pode custar um tratamento mais demorado (e dispendioso), envolvendo vários profissionais diferentes (otorrino, ortodontista, fonoaudióloga, alergista, etc) e até gerando problemas psicológicos com baixa estima e dificuldades de relacionamento por ser "diferente"dos amigos ou falar errado.

Por isso, se você notar que a criança fala diferente das outras, mesmo sendo pequena, se ela fica muito de boca aberta, se é mais dentucinha que a maioria, procure um fonoaudiólogo. Pode ser que a criança não precise de tratamento, mas a fono poderá orientar os pais para mudança de alguns hábitos, sugerir algumas atividades para facilitar o desenvolvimento mais adequado da criança.

Abraços.

Nenhum comentário: