segunda-feira, 13 de abril de 2009

Psicomotricidade e escrita


A Psicomotricidade é a área que trabalha a relação cognição - movimento - afeto. Nós, seres humanos, aprendemos através da nossa relação com o meio, através dos sentidos e, especialmente, pelo movimento.
A estimulação motora do bebê e da criança, sempre respeitando as etapas do desenvolvimento, pode ser determinante no sucesso ou fracasso no grafismo de uma criança.
Não que todas as crianças tenham o mesmo talento para pintura, desenho, caligrafia ou escultura, mas para a escrita, é necessário uma habilidade mínima da motricidade fina (movimentos sutis e precisos, envolvendo grupos musculares específicos).

Assim, estimule seu bebê a rolar no berço, a segurar os objetos, no período correto, a comer sozinho (mesmo que isso represente trabalho dobrado de limpeza depois), a utilizar as duas mãos para as diversas atividades diárias, mesmo que uma das mãos como auxiliar.

Tarefas e brincadeiras simples podem ajudar muito. Vale lembrar que a motricidade fina se apóia no bom controle motor amplo (equilíbrio e marcha). Então, primeiro estimule a criança com movimentos amplos e de equilíbrio: levantar a cabeça, sentar-se, andar, pular tirando os dois pés do chão, depois batendo os pés no bumbum, pular num pé só, brincar de bambolê, jogar bola com os pés e com as mãos.
Depois, estimule as atividades de motricidade fina com atividades como: segurar objetos, dar tchauzinho e fazer "jóia"com o polegar, chocalho, tambor, massinha, picar jornal com as mãos para preparar massa de papel machê, fazer bolinhas de papel amassando-o cada vez com uma das mãos, jogos de encaixe, recorte com tesoura para os maiores.

Uma criança ativa e bem estimulada tende a ter menos dificuldades escolares. Mas, mesmo assim, pode acontecer algum contratempo, portanto não se culpe por isso, e procure ajuda profissional se isso acontecer.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Criança tem que mastigar!


Já falamos aqui sobre a importância e influência da musculatura orofacial (boca e rosto) no desenvolvimento da face da criança. Mas como saber se a criança está fazendo bom uso dos seus músculos para favorecer o crescimento crânio facial de maneira saudável?

É preciso estar atento às funções desta musculatura: respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.
Alterações nestas funções podem levar à alterações no desenvolvimento crânio facial como, por exemplo, mordida cruzada ou aberta.

Assim, é importante respeitar e seguir as etapas de desenvolvimento da criança. A recomendação dos pediatras na modificação da alimentação dos bebês, acrescentando alimentos e modificando as consistências tem vital importância no desenvolvimento e crescimento facial, estimulando e acompanhando as mudanças na estrutura da criança.
Assim, temos uma referência de períodos para esta modificação dos alimentos para melhor estimular, sem apressar ou atropelar etapas. Mais uma vez, é importante lembrar que estas tabelas são referências, podendo ser modificadas conforme a necessidade de cada criança, seguindo orientações médicas e de profissionais da saúde como nutricionistas e fonoaudiólogos.

0 à 2 meses
Reflexos Orais
Postura primitiva de boca
Mamadeira X Seio Materno
3 à 4 meses
Amassamento na mastigação
Mamadeira X Seio Materno
Mandíbula mais estabilizada
5 à 6 meses
Lábios abertos na deglutição
Língua se movimenta em todas as
direções
Mamadeira X Seio Materno
Introdução de Alimentos pastosos (sucos e sopas)
7 à 8 meses
Lábios com movimentos para baixo
e para frente
Alimentos pastosos e amassados,
legumes cozidos, frutas raspadas
9 à 10 meses
Capaz de beber em copo
legumes cozidos, frutas em peda-
ços, biscoitos
11 à 12 meses
Eleva ponta de língua
Lábios fechados na deglutição
Inicia alimentação próxima da do
adulto - sólidos

Então, lembre-se de não tentar pular etapas achando que seu filho é muito esperto, nem seja conivente com a preguiça do seu filho em comer e de mastigáveis quando ele estiver na época de fazê-lo!

Na dúvida, procure orientação de um fonoaudiólogo!
Abraços.